Participe de campeonatos e concorra uma licença S2, cadastre-se para saber mais

InícioPortalFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Tutorial - Como montar um setup de drift? Por Office

Ir em baixo 
AutorMensagem
Kina13
Admin

MensagemAssunto: Tutorial - Como montar um setup de drift? Por Office   Qui Jul 21, 2011 3:08 pm

Office escreveu:
Aqui irei descrever aos poucos como que alguém pode fazer um set a partir do "Hard Track" (setup original).
O carro que escolhi é o XRT pois a maioria usa ele para driftar e também porque é um bom carro para quem quer começar.

Para começar você deve analisar qual a principal técnica que usa para iniciar o drift, pois é com base nela que você irá fazer o seu set. Eu, por exemplo, gosto bastante de feint e manji nos drifts, por isso regulei meu setup para que tenha bastante controle na transferência de peso.

Eu sei que você pode pensar "mas eu utilizo várias técnicas, depende da hora". Sim, eu também faço isso. Mas há uma em que você tem mais facilidade de fazer o drift ou uma em que você quase sempre inicia o drift com ela.
Primeiramente vamos analizar o setup original "Hard Track".

Ele vem originalmente com pneus Super, os quais não são permitidos em campeonatos de drift. Pois bem, essa será a nossa primeira mudança. Mude os pneus para "NORMAL". Pneus normais possuem certo grip em curvas mas deslizam com facilidade também.

A relação de marchas é muito longa no setup original, então você terá que ajustá-la ao seu gosto. Num set bom de drift não há quedas bruscas de rotação na mudança de marchas. Caso isso ocorra, o carro irá perder tração, fazendo com que acabe o drift.

Regule as marchas de modo que as rotações fiquem em torno de 6000 RPM a 7200 RPM. Uma velocidade máxima boa para o XRT é de 210, 215 km/h. É suficiente para a maioria das pistas. Caso deseje, ela pode ser aumentada para 225, o que já seria uma velocidade muito alta para o drift e que quase não é alcançada nas pistas (driftando, obviamente).

Regular as marchas é um pouco complicado. Vá em Transmissão. Haverão 6 barras na direita, sendo as cinco primeiras as cinco marchas e a sexta barra é a relação final, o que vai determinar a velocidade máxima do carro. Puxar qualquer barra para a esquerda aumentará a velocidade final de determinada marcha. Para a direita irá diminuir a velocidade final, aumentando a aceleração.

No meu setup a relação de marchas é a seguinte:

Primeira: 3.810
Segunda: 2.250
Terceira: 1665
Quarta: 1.300
Quinta: 1.005

Relação Final: 3.718

Eu considero essa uma relação boa, pois se tem uma taxa de torque ideal em qualquer marcha e não se perde o drift facilmente.

O diferencial que uso é AUTO-BLOCANTE, com Blocagem (acel / desacel) de 75% / 70% e Pré-carga de 180 Nm.
O diferencial é responsável pela diferença de rotação entre a roda de dentro da curva e a de fora. Normalmente a roda de fora tem que girar mais para compensar o raio maior.

Bom, essa foi a primeira parte para a preparação do seu setup. No próximo post irei ensiná-los como preparar a suspensão do carro e os freios.

Obrigado para quem leu até aqui.

Copyright OFFICE®️

Abraço.
Amanhã ou depois de amanhã posto a segunda parte.
Ela já existe no meu fórum, quem quiser dar uma olhada. Smile

Segunda parte do tutorial:

Office escreveu:
Bom pessoal, já vimos como preparar a transmissão do XRT para a prática do drift. Agora irei ensiná-los como preparar a suspensão do carro conforme o seu estilo de drift.

Eu inicio a maioria dos drifts com manji ou feint, ou seja, trabalho em cima da transferência de peso. Para haver uma transferência suave deve-se haver um acerto de setup bom, bem como uma suavidade na direção por parte do piloto. Não adianta ter um setup bom e o piloto ser grosseiro com o volante. Isso fará com que o carro responda de maneira errada, fazendo com que o drift não fique bonito.

A parte de suspensão é uma área delicada e também uma das mais importantes na preparação de um carro para drift. Ela definirá qual o máximo que você poderá tirar do carro. Em alguns setups você pode ter dificuldade para fazer um estilo de drift, como o braking por exemplo. Para fazer o braking você deve frear o carro de modo que o peso vá para a dianteira do carro fazendo com que a traseira fique leve o suficiente para tracionar o carro e começar o drift.

Um setup bom deve conseguir fazer todos os estilos de drift com certa facilidade. A configuração que uso está regulada para um bom controle em manobras de transferência de peso.

Começaremos com a altura do carro em relação ao solo. Isso determinará o curso que o amortecedor terá. Na parte dianteira, meu carro está regulado a 0.050m e na traseira a 0.060m. A partir disso, iremos trabalhar na variação do amortecedor e da mola, juntamente com a barra estabilizadora. Para os que não sabem, a barra estabilizadora é a responsável pela variação/transferência de peso de um lado para o outro do carro e isso é crucial na prática do drift.

Agora vamos para a parte de rigidez dos amortecedores e molas. Isso determinará o quão suave o carro irá responder às transferências de peso. Na dianteira eu utilizo 90.0 kN/m e na traseira 70.0 kN/m. Podem estar se perguntando: “mas como que eu irei fazer braking drift, por exemplo, se a dianteira está mais rígida que a traseira? Isso vai impedir que a frente baixe e o carro faça o drift!” Pensamento correto, mas em partes. Não é só a rigidez que vai mandar no drift. O amortecimento também.

Na parte dianteira, eu uso 3.0 kNs/m para amortecimento de choque e 5.0 kNs/m para amortecimento de retorno. Quanto maior o amortecimento, mais rápido a mola irá parar de oscilar (ir para cima e para baixo). Na parte traseira, 6.0 kNs/m para o amortecimento de choque e 9.0 kNs/m para o de retorno. Já perceberam que na parte da frente há um maior trabalho de suspensão, correto? Isso fará com que o carro faça um braking drift controlado, sem descer muito a frente ou ao contrário, sem mexer a dianteira (caso de muito rígido).

A parte da barra estabilizadora irá determinar a transferência de peso de um lado para o outro do carro. Isso é muito utilizado conectando uma curva de um lado para uma curva para o outro. Na parte dianteira, uso 40.0 kN/m e na traseira 70.n/m. Isso faz com que o carro tenha uma oscilação suave, fazendo com que se possa controlar o drift e não perder o contato com o solo.

Preparada a nossa suspensão, podemos ir agora para a parte de freios do carro, a qual é muito importante, pois irá determinar dois tipo de drift: braking e side.
Braking drift, como comentei anteriormente, é um estilo de drift que se inicia pelo toque no freio antes da curva com o intuito de transferir o peso para frente do carro, fazendo com que a traseira fique leve o suficiente para tracionar o carro e iniciar o drift. Já o side é baseado única e exclusivamente no uso do freio-de-mão. Antes de iniciar a curva gire o volante um pouco para o lado da curva, pise na embreagem e puxe o freio-de-mão. Quando o carro começar a sair, solte-o e comece a contra-estercer o volante para o lado contrário da curva.

Para ambos, é necessário um controle da pressão máxima por roda, o que definirá quão rápido as rodas irão travar. Eu uso 970 Nm como máximo por roda. É uma pressão boa e que me permite tanto uma frenagem segura com o freio normal, quanto uma travagem de roda rápida ao puxar o freio-de-mão. A distribuição do freio definirá o quanto de frenagem você terá nas rodas dianteiras e traseiras. Como o motor do XRT é na parte dianteira, necessitaremos de mais força na parte da frente, pois há mais peso e também, no caso de uma frenagem, o peso irá aumentar mais ainda pela transferência. Eu utilizo 65% para frente, o que me permite uma frenagem boa e sem travar as rodas, um dos principais motivos de understeer (saída de frente).

Bom galera é isso por enquanto. Já aprendemos como preparar a transmissão, a suspensão e os freios do carro. Na próxima parte irei ensiná-los como conseguir mais ângulo nas curvas através da cambagem do carro. Espero que tenham gostado e continuem acompanhando o fórum para mais novidades.

Copyright OFFICE ®️

Team Wafuu
Ver perfil do usuário https://www.youtube.com/lucasbalestero

Tutorial - Como montar um setup de drift? Por Office
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tutorial Escudo (Formato redondo)
» [TUTORIAL] COMO COLOCAR UM TIME NA CBF
» [TUTORIAL] COMO CADASTRAR JOGADORES
» A Guerra dos Tronos.
» Pathfinder - Card Game